| Página Inicial  | Eurovision | Eurovision Junior | Eurovision Dance | Links | Guestbook |

 
 

R Notícias

R Arquivos

R Entrevistas

R Reportagens

R Opiniões

R Sorteios

Festival da Canção 2008

Festival da Canção 2009

Eurovision 2009

Eurovision 2010

Eurovision Junior 2008

Eurovision Junior 2009

Eurovision Dance 2008

Eurovision Dance 2010

 

Festival da Canção 2009 - Augusto Madureira

 

Eurovision-Portugal (EP) - Como surgiu a ideia de participação nesta edição do Festival da Canção?

Augusto Madureira (AM) - Foi quase um acaso! Esta aventura nasce no momento em que o Carlos Coelho (autor da “Senhora do Mar”) ouviu algumas das minhas canções! Ele foi uma espécie de GPS em todo este processo. "O Teu Lugar" foi a única canção da minha autoria enviada para a RTP.

EP - Em poucas palavras, como descreve o tema “O Teu Lugar” que apresentou a concurso?

AM - Como autor é-me difícil. Estou muito ligado a esta canção, gosto imenso dela! Dizer que é uma balada, parece-me pouco... Diria que é uma canção fortíssima, cheia de emoções na música e na letra!

EP - Quais os principais motivos que o levaram a optar por Filipa Baptista para a interpretação deste tema?

AM - Espero que, na noite da final, o país possa perceber porquê! A Filipa é uma grande cantora! E esta canção parece ter sido feita para ela.

EP - Está confiante na qualificação para a gala final do Festival da Canção 2009?

AM - A votação online dá-nos boas perspectivas de chegar à final! Por isso, só podemos estar confiantes.

EP - No seu ponto de vista, qual a mais valia que o tema apresenta para merecer a vitória neste certame?

AM - "O Teu Lugar" é uma canção intemporal! Em Portugal ou lá fora! Essa é a mais-valia de qualquer canção que tenha como prioridade a melodia, as palavras e a interpretação. Esse foi desde sempre, o melhor traço do Festival da Canção e do Festival da Eurovisão também. Por estes dois festivais passaram desde sempre grandes músicas! E as canções que ficaram para a história, as que toda a gente ainda canta, são as que deram primazia… à música. É claro que não descuramos a 'performance' em palco… vai até haver surpresas! Mas não estamos no "Eurovision Dance Contest", a nossa prioridade é mesmo a música!

EP - Relativamente ao novo formato do Festival da Canção, qual a sua opinião acerca da convergência das novas tecnologias e sua consequente implicação nas votações deste concurso?

AM - Aplaudo a selecção feita por uma "comissão de peritos" ligados à música. Mas preferia que escolhessem um lote de temas directamente para a final. Ou, então, que fossem feitas semi-finais, como acontece em diversos países. Para ser honesto, tenho as maiores dúvidas sobre a democraticidade das votações online

EP - De uma forma genérica, qual a sua opinião sobre a qualidade musical do lote de músicas seleccionados para esta semi-final online do Festival da Canção?

AM - Têm musicas com qualidade e para todos os gostos, o que é bom, porque nem toda a gente gosta do mesmo género de musica.

 

| Augusto Madureira |                                                        João Oliveira e José Raposo, 27/01/2009 [20:16]

 
     

Em caso de dúvida ou sugestão contacte-nos através dos seguintes endereços de e-mail:
Eurovision-Portugal [Geral] | João Oliveira [Editor; Redactor] | José Raposo [Relações Públicas; Redactor]
© 2009 - Eurovision-Portugal